básico da equalização

eu também quero mais graves, médios e agudos. na minha cabeça uma tabela simples é a seguinte:

subgrave: 20 a 100 Hz

grave: 100 a 400 Hz

médio grave: 400 a 1500 Hz

médio agudo: 1500 a 3000 Hz

agudo: 3000 a 12000 Hz

super agudo: 12000 a 20000 Hz

parada 1: filtre o que não for necessário

por exemplo: se o importante do seu som está no médio, talvez vc não precise do subgrave nele. então tire nesse acaso tudo abaixo de 138 Hz e de repente o que estiver acima de 10 kHz. nessa sobra mais espaço pros outros sons que vão atuar nessas regiões.

em hats provavelmente vc vai filtrar tudo abaixo de 1 kHz.

no baixo vc não vai precisar de regiões acima de 8 kHz.

e assim por diante.

parada 2: deixando o som mais brabo

.veja em quais frequências ele bate melhor. use um equalizador paramétrico como o fabfilter pro q, escolha uma banda, aumente alguns dBs e procure uma frequência que deixe teu som mais brabo. repita o processo em mais algumas bandas do eq e chegue lá. sempre compare com ou sem o eq e não se deixe enganar se o eq der mais volume. ajuste o volume final pra que o som sem eq e com eq fique no mesmo volume pra entender se o que vc fez com o eq está deixando o som melhor ou pior.

parada 3: tirando frequências que incomodam

pegue novamente o eq paramétrico, escolha uma banda, deixe o botão q num valor tipo 3.0, aumente bem o ganho da banda, tipo uns 8 dB e fique mudando o botão da frequência até achar a frequência chata. vai ser óbvio. o chato vai super aumentar. achando isso, simplesmente baixe o ganho da banda pra -3 ou -4 ou o quanto vc achar q deixou de ficar chato. confira o som na mix. saiu a frequência q atrapalhava? se ainda não, ajuste a frequência aos poucos até arrumar. talvez valha tb baixar aos poucos o valor do q.

 

básico da compressão e sidechain

eu realmente aprendi a usar compressor quando deixei de pensar somente nas técnicas e passei a atuar como se fosse um pedal de guitarra pro som ficar sinistro. eu diria que a compressão seria o equivalente do uso do sal e da pimenta na comida. ou do alho e da cebola ao se cozinhar. comece com ataque lento e release rápido, ratio básico de 4.1 e divirta-se.

uma das funções q uso diariamente com compressores é o sidechain. pra explicar em texto é horrível. melhor ver um vídeo. achei q este cara explicou bem: https://www.youtube.com/watch?v=GTyKT5ZaYNQ

mas em breve eu mesmo vou fazer um vídeo super simples de sidechain.

 

básico do estéreo

eu penso da seguinte maneira: no centro voz, bumbo e baixo. e todo o restante orbita em volta do centro.

 

básico de reverbs e delays

delays podem ser reverbs. que o digam john lennon e nosso querido falecido roy cicala. a dica é a palavra slap delay. distorções podem ser reverbs. mas reverbs tb são lindos. eu adoro plates. estamos num momento que os sons são um pouco mais na cara, chapados. menos profundos. altiverb, valhalla, soundtoys. vou por aí.

 

básico da 808

eu penso assim: não toque no som de bumbo da 808. 808 afinada é o a parada.

 

básico da produção de voz

não desista até ter uma interpretação que realmente faça a diferença. qdo tiver a ótima interpretação, faça pelo menos mais uma ou duas. quem sabe a ótima pode ser mais maravilhosa?

um microfone maravilhoso é claro que é maravilhoso. mas às vezes um shure sm58 é o ouro.

dê as melhores condições pro cantor/cantora. água, espaço, se possível luz natural, uma poltrona. pra ter algo especial precisamos tratar a artista/o artista de forma especial.

 

básico da rotina no estúdio

tudo pela música. o resto importa? sim mas não mais que a idéia musical.